TROVADORISMO

domingo, 11 de setembro de 2016

Curiosidades




~KPortuga



Olá Batatas, tudo certo?



Hoje eu vou falar para vocês alguns detalhes interessantes sobre o Tovadorismo galego-português, desde a língua até a forma que ele já caiu no vestibular. Pois é, esse período da Literatura tem detalhes incríveis muitas vezes não trabalhados, mas que vocês podem se encantar sem dúvidas.

As recomendações de hoje são as mesmas de sempre: qualquer erro que você encontrar, Batata, entre em contato conosco pelo nosso e-mail (trovadorasportuguesas@gmail.com) que tentaremos mudar o que você viu de errado, além de que hoje faremos algo bem mais tranquilo do que o conteúdo já apresentado, então aproveitem!

Bom, vamos falar sobre a música, a língua e questões dos vestibulares.



As cantigas trovadorescas galego-portuguesas eram cantadas e interpretadas por um trovador para os mais diversos públicos.

A forma como a cantiga era cantada poderia ter uma interpretação diferente do público.

A união da melodia com a poesia também influenciava na mensagem recebida pelo ouvinte da cantiga.

As cantigas trovadorescas dependiam da memória do trovador assim como acontecia com outros poemas anteriores à Idade Média (naquela época não tinha celular para anotar as cantigas e verificar se estávamos cantando certo, talvez os trovadores estivessem bem felizes com essas tecnologias).

A primeira universidade portuguesa, fundada em Lisboa no ano de 1209, foi aberta pelo famoso trovador D. Dinis e a universidade, mais tarde, foi transferida para Coimbra no ano de 1307.

Os antigos reinos de Castela, Galícia, Aragão e Leão hoje fazem parte da atual Espanha.

O Trovadorismo tem muitos detalhes importantíssimos de História e Literatura, então, por ser uma matéria multidisciplinar, ela pode cair em ambas as provas em seu vestibular (pensou que se salvaria de estudar trovadorismo, não é, Batata de História, pois se prepare). Ao final colocarei questões de vestibulares para vocês verem como é cobrado.

Apenas 13 cantigas, de todas que foram resgatadas, tem notação musical.

Na Idade Média, a Galícia era um dos reinos próximos e foi unido ao Reino Portucale, unidos formavam a língua galego-português e, ao se separarem, duas línguas nasceram: o galego e o português (bem obvio essa, não?).

Os instrumentos usados nas cantigas eram diversos, mas podemos citar: viola, lira, harpa, flauta, alaúde e pandeiro.

Os homens que cantavam as cantigas, portanto as cantigas de amigo só tinham o eu-lírico feminino.

Muitos nobres cantavam as cantigas, porém, por causa do ritmo e da língua em que elas eram cantadas ser a mesma usada no cotidiano, pessoas analfabetas também as cantavam.

As mulheres nas quais as cantigas de amor eram dedicadas poderiam ser mulheres casadas com senhores feudais (não era só o status social do trovador e da dama da canção que os impedia de ficarem juntos, amor impossível. Pelo menos os trovadores não ficavam na friendzone).

Os trovadores muitas vezes eram os vassalos de senhores feudais.



Por enquanto são só essas curiosidades, mas, se vocês souberem de mais, deixem nos comentários ou mandem para nosso e-mail e, quem sabe, podemos fazer uma parte II?

Muito Obrigada por lerem, Batatas!



Vocês acham que esqueci das questões, Batatas? Não se enganem! Vou deixa-las aqui em baixo e não colocarei as respostas, caso vocês queiram a resposta podemos colcoá-las num outro post, portanto deixe nos comentários se vocês querem a resposta.

E não cole a resposta do Google que isso é feio, tentem fazer por vocês mesmos!



Questões:



1)(Mackenzie - SP) Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é incorreto afirmar que:

a) refletiu o pensamento da época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e valores altamente moralistas.
b) representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por setores mais baixos da sociedade.
c) pode ser dividida em lírica e satírica.
d) em boa parte de sua realização, teve influência provençal.
e) as cantigas de amigo, apesar de escritas por trovadores, expressam o eu-lírico feminino.



2)(UEL - PR) Sobre a cultura medieval ocidental, considere as seguintes afirmativas:

I - A maioria dos "não-romanos" desconhecia a escrita e utilizava-se da oralidade para orientar a vida social.
II - No campo da Filosofia, verificou-se a influência do pensamento escolástico, que retomou o debate entre fé e razão.
III - A arquitetura medieval caracterizou-se pela presença de grandes construções inspiradas em motivos religiosos, como mosteiros e igrejas.
IV - O heroísmo da cavalaria e o amor, temas característicos da poesia trovadoresca, tornaram-se comuns na literatura medieval.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

d) Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.



3)(UNIFESP) TEXTO PARA A QUESTÃO:

TEXTO I

Ao longo do sereno

Tejo, suave e brando,

Num vale de altas árvores sombrio,

Estava o triste Almeno

Suspiros espalhando

Ao vento, e doces lágrimas ao rio.

(Luís de Camões, Ao longo do sereno.)



TEXTO II

Bailemos nós ia todas tres, ay irmanas,

so aqueste ramo destas auelanas

e quen for louçana, como nós, louçanas,

se amigo amar,

so aqueste ramo destas auelanas

uerrá baylar.

(Aires Nunes. In Nunes, J. J., Crestomatia arcaica.)



TEXTO III

Tão cedo passa tudo quanto passa!

morre tão jovem ante os deuses quanto

Morre! Tudo é tão pouco!

Nada se sabe, tudo se imagina.

Circunda-te de rosas, ama, bebe

E cala. O mais é nada.

(Fernando Pessoa, Obra poética.)



TEXTO IV

Os privilégios que os Reis

Não podem dar, pode Amor,

Que faz qualquer amador

Livre das humanas leis.

mortes e guerras cruéis,

Ferro, frio, fogo e neve,

Tudo sofre quem o serve.

(Luís de Camões, Obra completa.)



TEXTO V

As minhas grandes saudades

São do que nunca enlacei.

Ai, como eu tenho saudades

Dos sonhos que não sonhei!...)

(Mário de Sá Carneiro, Poesias.) 



 A alternativa que indica texto que faz parte da poesia medieval da fase trovadoresca é

a) I.   

b) II. 

c) III.   

d) IV.   

e) V.   



4)(FUVEST) Interpretando historicamente a relação de vassalagem entre homem amante/mulher amada, ou mulher amante/homem amado, pode-se afirmar que:



a) o Trovadorismo corresponde ao Renascimento. Pandora Vestibulares, com você em todas as fases.

b) o Trovadorismo corresponde ao movimento humanista.

c) o Trovadorismo corresponde ao Feudalismo. 

d) o Trovadorismo e o Medievalismo só poderiam ser provençais.

e) tanto o Trovadorismo como o Humanismo são expressões da decadência medieval.



5) O mais antigo documento da literatura portuguesa data de:

a. (   ) 1139                                  b. (   ) 1128

c. (   ) fins do século XII          d. (   ) fins do século XI



6) O autor do mais antigo documento da literatura portuguesa é:

a. (   ) D. Dinis                               b. (   ) Fernão Lopes

c. (   ) D. Afonso Henriques       d. (   ) Paio Soares de Taveirós



7) Uma das diferenças fundamentais entre as cantigas de amor e as de amigo é:

a. (   ) a autoria                                            b. (   ) o eu-lírico

c. (   ) a língua em que eram escritas     d. (   ) o caráter épico



8) (UNIFESP)

Senhor feudal

Se Pedro Segundo

Vier aqui

Com história

Eu boto ele na cadeia.

Oswald de Andrade

O título do poema de Oswald remete o leitor à Idade Média. Nele, assim como nas cantigas de amor, a idéia de poder retoma o conceito de

a) fé religiosa.

b) relação de vassalagem.

c) idealização do amor.

d) saudade de um ente distante.

e) igualdade entre as pessoas.


9) (UNIFESP) Leia a cantiga seguinte, de Joan Garcia de Guilhade.


Un cavalo non comeu

á seis meses nen s’ergueu

mais prougu’a Deus que choveu,

creceu a erva,

e per cabo si paceu,

e já se leva!

Seu dono non lhi buscou

cevada neno ferrou:

mai-lo bon tempo tornou,

creceu a erva,

e paceu, e arriçou,

e já se leva!

Seu dono non lhi quis dar

cevada, neno ferrar;

mais, cabo dum lamaçal

creceu a erva,

e paceu, e arriç’ar,

e já se leva!



A leitura permite afirmar que se trata de uma cantiga de

a) escárnio, em que se critica a atitude do dono do cavalo, que dele não cuidara, mas graças ao bom tempo e à chuva, o mato cresceu e o animal pôde recuperar-se sozinho.

b) amor, em que se mostra o amor de Deus com o cavalo que, abandonado pelo dono, comeu a erva que cresceu graças à chuva e ao bom tempo.

c) escárnio, na qual se conta a divertida história do cavalo que, graças ao bom tempo e à chuva, alimentou-se, recuperou-se e pôde, então, fugir do dono que o maltratava.

d) amigo, em que se mostra que o dono do cavalo não lhe buscou cevada nem o ferrou por causa do mau tempo e da chuva que Deus mandou, mas mesmo assim o cavalo pôde recuperar-se.

e) mal-dizer, satirizando a atitude do dono que ferrou o cavalo, mas esqueceu-se de alimentá-lo, deixando-o entregue à própria sorte para obter alimento.



10) (MACKENZIE) Assinale a afirmativa correta com relação ao Trovadorismo.

a) Um dos temas mais explorados por esse estilo de época é a exaltação do amor sensual entre nobres e mulheres camponesas.

b) Desenvolveu-se especialmente no século XV e refletiu a transição da cultura teocêntrica para a cultura antropocêntrica.

c) Devido ao grande prestígio que teve durante toda a Idade Média, foi recuperado pelos poetas da Renascença, época em que alcançou níveis estéticos insuperáveis.

d) Valorizou recursos formais que tiveram não apenas a função de produzir efeito musical, como também a função de facilitar a memorização, já que as composições eram transmitidas oralmente.

e) Tanto no plano temático como no plano expressivo, esse estilo de época absorveu a influência dos padrões estéticos greco-romanos.



Até breve!

~KPortuga

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