
~KPortuga
Olá
Batatas, tudo certo?
Hoje
eu vou falar para vocês alguns detalhes interessantes sobre o
Tovadorismo galego-português, desde a língua até a forma que ele
já caiu no vestibular. Pois é, esse período da Literatura tem
detalhes incríveis muitas vezes não trabalhados, mas que vocês
podem se encantar sem dúvidas.
As
recomendações de hoje são as mesmas de sempre: qualquer erro que
você encontrar, Batata, entre em contato conosco pelo nosso e-mail
(trovadorasportuguesas@gmail.com)
que tentaremos mudar o que você viu de errado, além de que hoje
faremos algo bem mais tranquilo do que o conteúdo já apresentado,
então aproveitem!
Bom,
vamos falar sobre a música, a língua e questões dos vestibulares.
As
cantigas trovadorescas galego-portuguesas eram cantadas e
interpretadas por um trovador para os mais diversos públicos.
A
forma como a cantiga era cantada poderia ter uma interpretação
diferente do público.
A
união da melodia com a poesia também influenciava na mensagem
recebida pelo ouvinte da cantiga.
As
cantigas trovadorescas dependiam da memória do trovador assim como
acontecia com outros poemas anteriores à Idade Média (naquela época
não tinha celular para anotar as cantigas e verificar se estávamos
cantando certo, talvez os trovadores estivessem bem felizes com essas
tecnologias).
A
primeira universidade portuguesa, fundada em Lisboa no ano de 1209,
foi aberta pelo famoso trovador D. Dinis e a universidade, mais
tarde, foi transferida para Coimbra no ano de 1307.
Os
antigos reinos de Castela, Galícia, Aragão e Leão hoje fazem parte
da atual Espanha.
O
Trovadorismo tem muitos detalhes importantíssimos de História e
Literatura, então, por ser uma matéria multidisciplinar, ela pode
cair em ambas as provas em seu vestibular (pensou que se salvaria de
estudar trovadorismo, não é, Batata de História, pois se prepare).
Ao final colocarei questões de vestibulares para vocês verem como é
cobrado.
Apenas
13 cantigas, de todas que foram resgatadas, tem notação musical.
Na
Idade Média, a Galícia era um dos reinos próximos e foi unido ao
Reino Portucale, unidos formavam a língua galego-português e, ao se
separarem, duas línguas nasceram: o galego e o português (bem obvio
essa, não?).
Os
instrumentos usados nas cantigas eram diversos, mas podemos citar:
viola, lira, harpa, flauta, alaúde e pandeiro.
Os
homens que cantavam as cantigas, portanto as cantigas de amigo só
tinham o eu-lírico feminino.
Muitos
nobres cantavam as cantigas, porém, por causa do ritmo e da língua
em que elas eram cantadas ser a mesma usada no cotidiano, pessoas
analfabetas também as cantavam.
As
mulheres nas quais as cantigas de amor eram dedicadas poderiam ser
mulheres casadas com senhores feudais (não era só o status social
do trovador e da dama da canção que os impedia de ficarem juntos,
amor impossível. Pelo menos os trovadores não ficavam na
friendzone).
Os
trovadores muitas vezes eram os vassalos de senhores feudais.
Por
enquanto são só essas curiosidades, mas, se vocês souberem de
mais, deixem nos comentários ou mandem para nosso e-mail e, quem
sabe, podemos fazer uma parte II?
Muito
Obrigada por lerem, Batatas!
Vocês
acham que esqueci das questões, Batatas? Não se enganem! Vou
deixa-las aqui em baixo e não colocarei as respostas, caso vocês
queiram a resposta podemos colcoá-las num outro post, portanto deixe
nos comentários se vocês querem a resposta.
E
não cole a resposta do Google que isso é feio, tentem fazer por
vocês mesmos!
Questões:
1)(Mackenzie
- SP)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é incorreto afirmar
que:
a) refletiu o pensamento da época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e valores altamente moralistas.
b) representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por setores mais baixos da sociedade.
c) pode ser dividida em lírica e satírica.
d) em boa parte de sua realização, teve influência provençal.
e) as cantigas de amigo, apesar de escritas por trovadores, expressam o eu-lírico feminino.
a) refletiu o pensamento da época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e valores altamente moralistas.
b) representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por setores mais baixos da sociedade.
c) pode ser dividida em lírica e satírica.
d) em boa parte de sua realização, teve influência provençal.
e) as cantigas de amigo, apesar de escritas por trovadores, expressam o eu-lírico feminino.
2)(UEL
- PR) Sobre
a cultura medieval ocidental, considere as seguintes afirmativas:
I - A maioria dos "não-romanos" desconhecia a escrita e utilizava-se da oralidade para orientar a vida social.
II - No campo da Filosofia, verificou-se a influência do pensamento escolástico, que retomou o debate entre fé e razão.
III - A arquitetura medieval caracterizou-se pela presença de grandes construções inspiradas em motivos religiosos, como mosteiros e igrejas.
IV - O heroísmo da cavalaria e o amor, temas característicos da poesia trovadoresca, tornaram-se comuns na literatura medieval.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
I - A maioria dos "não-romanos" desconhecia a escrita e utilizava-se da oralidade para orientar a vida social.
II - No campo da Filosofia, verificou-se a influência do pensamento escolástico, que retomou o debate entre fé e razão.
III - A arquitetura medieval caracterizou-se pela presença de grandes construções inspiradas em motivos religiosos, como mosteiros e igrejas.
IV - O heroísmo da cavalaria e o amor, temas característicos da poesia trovadoresca, tornaram-se comuns na literatura medieval.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
d)
Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
3)(UNIFESP)
TEXTO PARA A QUESTÃO:
TEXTO
I
Ao
longo do sereno
Tejo,
suave e brando,
Num
vale de altas árvores sombrio,
Estava
o triste Almeno
Suspiros
espalhando
Ao
vento, e doces lágrimas ao rio.
(Luís
de Camões, Ao
longo do sereno.)
TEXTO
II
Bailemos
nós ia todas tres, ay irmanas,
so
aqueste ramo destas auelanas
e
quen for louçana, como nós, louçanas,
se
amigo amar,
so
aqueste ramo destas auelanas
uerrá
baylar.
(Aires
Nunes. In
Nunes, J. J., Crestomatia arcaica.)
TEXTO
III
Tão
cedo passa tudo quanto passa!
morre
tão jovem ante os deuses quanto
Morre!
Tudo é tão pouco!
Nada
se sabe, tudo se imagina.
Circunda-te
de rosas, ama, bebe
E
cala. O mais é nada.
(Fernando
Pessoa, Obra
poética.)
TEXTO
IV
Os
privilégios que os Reis
Não
podem dar, pode Amor,
Que
faz qualquer amador
Livre
das humanas leis.
mortes
e guerras cruéis,
Ferro,
frio, fogo e neve,
Tudo
sofre quem o serve.
(Luís
de Camões, Obra
completa.)
TEXTO
V
As
minhas grandes saudades
São
do que nunca enlacei.
Ai,
como eu tenho saudades
Dos
sonhos que não sonhei!...)
(Mário
de Sá Carneiro, Poesias.)
A
alternativa que indica texto que faz parte da poesia medieval da fase
trovadoresca é
a)
I.
b)
II.
c)
III.
d)
IV.
e)
V.
4)(FUVEST)
Interpretando historicamente a relação de vassalagem entre homem
amante/mulher amada, ou mulher amante/homem amado, pode-se afirmar
que:
a)
o Trovadorismo corresponde ao Renascimento. Pandora Vestibulares, com
você em todas as fases.
b)
o Trovadorismo corresponde ao movimento humanista.
c)
o Trovadorismo corresponde ao Feudalismo.
d)
o Trovadorismo e o Medievalismo só poderiam ser provençais.
e)
tanto o Trovadorismo como o Humanismo são expressões da decadência
medieval.
5)
O mais antigo documento da literatura portuguesa data de:
a.
( ) 1139
b.
( ) 1128
c.
( ) fins do século XII
d. ( ) fins do século XI
6)
O autor do mais antigo documento da literatura portuguesa é:
a.
( ) D. Dinis
b. (
) Fernão Lopes
c.
( ) D. Afonso Henriques
d. ( ) Paio Soares de Taveirós
7)
Uma das diferenças fundamentais entre as cantigas de amor e as de
amigo é:
a.
( ) a autoria
b. ( ) o eu-lírico
c.
( ) a língua em que eram escritas
d. ( ) o caráter épico
8)
(UNIFESP)
Senhor
feudal
Se
Pedro Segundo
Vier
aqui
Com
história
Eu
boto ele na cadeia.
Oswald
de Andrade
O
título do poema de Oswald remete o leitor à Idade Média. Nele,
assim como nas cantigas de amor, a idéia de poder retoma o conceito
de
a)
fé religiosa.
b)
relação de vassalagem.
c)
idealização do amor.
d)
saudade de um ente distante.
e)
igualdade entre as pessoas.
9)
(UNIFESP) Leia a cantiga seguinte, de Joan Garcia de Guilhade.
Un
cavalo non comeu
á
seis meses nen s’ergueu
mais
prougu’a Deus que choveu,
creceu
a erva,
e
per cabo si paceu,
e
já se leva!
Seu
dono non lhi buscou
cevada
neno ferrou:
mai-lo
bon tempo tornou,
creceu
a erva,
e
paceu, e arriçou,
e
já se leva!
Seu
dono non lhi quis dar
cevada,
neno ferrar;
mais,
cabo dum lamaçal
creceu
a erva,
e
paceu, e arriç’ar,
e
já se leva!
A
leitura permite afirmar que se trata de uma cantiga de
a)
escárnio, em que se critica a atitude do dono do cavalo, que dele
não cuidara, mas graças ao bom tempo e à chuva, o mato cresceu e o
animal pôde recuperar-se sozinho.
b)
amor, em que se mostra o amor de Deus com o cavalo que, abandonado
pelo dono, comeu a erva que cresceu graças à chuva e ao bom tempo.
c)
escárnio, na qual se conta a divertida história do cavalo que,
graças ao bom tempo e à chuva, alimentou-se, recuperou-se e pôde,
então, fugir do dono que o maltratava.
d)
amigo, em que se mostra que o dono do cavalo não lhe buscou cevada
nem o ferrou por causa do mau tempo e da chuva que Deus mandou, mas
mesmo assim o cavalo pôde recuperar-se.
e)
mal-dizer, satirizando a atitude do dono que ferrou o cavalo, mas
esqueceu-se de alimentá-lo, deixando-o entregue à própria sorte
para obter alimento.
10)
(MACKENZIE) Assinale a afirmativa correta com relação ao
Trovadorismo.
a)
Um dos temas mais explorados por esse estilo de época é a exaltação
do amor sensual entre nobres e mulheres camponesas.
b)
Desenvolveu-se especialmente no século XV e refletiu a transição
da cultura teocêntrica para a cultura antropocêntrica.
c)
Devido ao grande prestígio que teve durante toda a Idade Média, foi
recuperado pelos poetas da Renascença, época em que alcançou
níveis estéticos insuperáveis.
d)
Valorizou recursos formais que tiveram não apenas a função de
produzir efeito musical, como também a função de facilitar a
memorização, já que as composições eram transmitidas oralmente.
e)
Tanto no plano temático como no plano expressivo, esse estilo de
época absorveu a influência dos padrões estéticos greco-romanos.
Até
breve!
~KPortuga
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